Roteiro para documentário


        No dia 16 de agosto de 2018, foi realizado a oficina de roteiro para documentário. A oficina foi ministrada pelo docente Tiago Monteiro, responsável pelo NUCA- Núcleo de criação audiovisual visando auxiliar os discentes do programa PET/Conexões de Saberes produção cultural na construção do roteiro para o curta-metragem em que se conta a história da Roda de Choro dos Pavões na Baixada Fluminense.


        A oficina ocorreu durante a tarde na sala do PET/ Conexões de Saberes em produção cultural. O workshop começou com a discussão da diferença entre documentário e ficção e através de exemplos de filmes, como a Bruxa de Blair foi-se possível depreender as características específicos de casa particularidade das filmagens.


    Diante disso, uma característica que pode ser observada é a diferença na construção dos personagens, pois no documentário eles interpretam eles mesmos enquanto na ficção eles "fingem ser outras pessoas através de um roteiro a ser seguido, ou seja, quando as câmeras são desligadas eles voltam a ser quem eram antes de as câmeras serem ligadas.


      Além disso, se compreendeu durante a execução do curso que para a construção do roteiro é preciso ter a ideia consolidada do que se pretende abordar e registrar durante o documentário. Ao final da oficina, o docente Tiago Monteiro indicou aos petianes alguns filmes que poderiam auxiliar na elaboração do roteiro e na direção. Além do mais, pediu para que os alunos se dividissem em grupos para a partir de suas afinidades em relação ao tema pudessem ter um maior desempenho na hora da execução do documentário, sendo desta forma feita a finalização da oficina.

Por Rafael Pires.

Comentários