Oficina Choro: A música que não quer calar!

O Grupo PET/Conexões de Saberes em Produção Cultural, do IFRJ/CAMPUS NILÓPOLIS realizou, no dia 04 de setembro de 2018, das 14h às 17h, a Oficina “Choro: A música que não quer calar!”. Contou com a participação de 10 ouvintes e foi ministrada por Franklin Rodrigues Gama e Péricles de Morais Cunha.
Péricles Cunha é pós-graduando em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação pelo IFRJ, graduado em História pela UFRRJ e tem experiência nas áreas de arte e música. Franklin Gama tem licenciatura em Artes/Música e bacharelado em Composição pela UniRio, é contrabaixista no grupo Brazilian Jazz, faz parte da Orquestra Popular e da Roda de Choro dos Pavões de Nova Iguaçu e dá aulas de música.
O objetivo da oficina foi promover aos membros do PET e outros discentes do IFRJ uma breve apresentação do gênero musical Choro, a partir de ensinamentos teóricos, discussões e análises.
A oficina começou com uma discussão em conjunto do título de “popular” que o gênero Choro recebe e do que se concebe como popular no Brasil, na música e no cotidiano dos brasileiros, em relação ao caráter e presença da música instrumental no Brasil e no mundo.
Em seguida os oficineiros apresentaram uma rápida história do choro, apontando as diferenças na produção de música instrumental e outros gêneros entre si e ao longo da história.
Para uma explicação mais detalhada das propriedades musicais e poéticas do choro, a partir do estímulo de reflexão e fazendo o uso de áudio, os ouvintes puderam analisar e interpretar algumas composições mais profundamente, percebendo o choro quase como uma contação de histórias. Amarrado a isto, Franklin e Péricles apresentaram de maneira muito didática a estrutura técnica do choro, exemplificando os formatos e instrumentos em algumas composições.
Por fim, os oficineiros falaram rapidamente sobre os principais artistas de choro do Brasil e algumas histórias do meio, e exibiram o curta Alma Carioca: Um Choro de Menino antes de se despedir.


Por: Esthefani Silva.

Comentários