Cinema Negro





Realizado no dia 11 de junho de 2019, no IFRJ campus Nilópolis, a Roda de Conversa + Sarau Cinema Negro contou com três convidados: Alek Lean , Leila Xavier e Mariane Duarte.
Além de debaterem questões relativas ao universo audiovisual em geral, e em específico  sobre cinema de guerrilha, os convidados também falaram sobre seus filmes e sobre como o racismo se faz presente neste setor. Houve exibição de pequenos trechos de  filmes realizados pelos convidados, além de perguntas das pessoas que estavam presentes.
Durante a roda de conversa, os convidados falaram sobre suas experiências no audiovisual enquanto negros, uma vez que este é um setor composto majoritariamente por homens brancos. Também foi abordada a questão de como realizar filmes com pouco investimento, uma vez que os equipamentos são extremamente caros e o setor é bem elitista.   
O público que participou da roda era composto em sua maioria por estudantes, sendo o gênero feminino predominante. A faixa etária variou de 20 a 48 anos, e 80% do público era composto por pessoas negras. Em relação à região, o público era predominantemente composto por moradores da Baixada.  Tais informações constituem-se como dados que justificam a realização desse evento, uma vez que tais discussões são de    extrema importância, embora muito pouco se fale sobre Cinema Negro, sendo a universidade o lugar onde tais questões são e devem ser levantadas.      

Comentários