No último dia 28, o grupo PET Conexões e Saberes em Produção Cultural realizou a Roda de Conversa + Sarau na Associação Cultural e Recreativa Afoxé Raízes Africanas, no Piam em Belford Roxo sobre Intolerância Religiosa com grandes personalidades religiosas para discutir além da imposição religiosa, racismo e descriminação religioso e racial.
A roda foi composta pela Mãe Isabel de Oyá, Iyá Lúcia de Oxum, Padre Jacques Kwangala Mboma, Pastor Vladimir de Oliveira, Gláucio Glei Maciel, Rinaldo Araújo, Emerson Pires, Wildson França, Sandra Vieira – Kenedy Iyá Omi oro que expuseram suas realidades, dilemas e principalmente conflitos quando se trata de outas religiões, principalmente quando são de origem de matriz africana, afinal, mesmo o Brasil sendo um país laico em sua constituição, grande parcela de sua população se identifica e professa a fé cristã, segundo os dados do IBGE em 2012, totalizando 86,8% da população. Números totalmente contestáveis, afinal, com a intolerância religiosa, indivíduos de matriz africana sentem temor ao assumir sua religiosidade devida o preconceito e possíveis represarias.
O evento foi um grande sucesso e todos os convidados e público, ficaram felizes quanto a todo o evento. Ao final, tivemos um momento onde a Mãe Isabel “ exibiu” uma dança da sua religião convidando a todos para se juntar a ela. E dessa forma, finalizamos com êxito o nosso evento.
Vale ressaltar que o intuito deste evento é promover a pluralidade e o respeito ao exercício da fé e corroborar com o combate em defesa do Estado Laico e preservação da dignidade da pessoa humana, direito constitucional na Legislação brasileira e crime punível práticas de discriminação ou preconceito contra religiões na Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei nº 9.459, de 15 de maio de 1997.
Escrito Por Kim De Assis
Comentários
Postar um comentário