Pilhagem de Patrimônio Cultural é discutida na palestra do PET





(Da direita para esquerda: Juliana Lima, Tata Boeta, Sidnei Gama, Bruna Silvestre, Prof. Gênesis Torres, Rodrigo Mendes, Claudia Pinho e Glória Santos)



Durante o dia (20/10), o Grupo PET/Conexões de Saberes em Produção Cultural, do IFRJ Campus Nilópolis, promoveu na Casa dos Conselhos de Nilópolis, o Circuito de Palestras e Oficinas, com uma discussão acerca da Pilhagem de Patrimônios Culturais na Baixada Fluminense. Tivemos como convidado, o Professor e Pesquisador de História da Baixada -Gênesis Torres.




A Baixada Fluminense enquanto uma região heterogênea, os bens tangíveis e intangíveis, o processo de tombamento, a salvaguarda, as políticas patrimoniais, o sentimento de pertencimento da sociedade para preservação de um patrimônio, bem como a pilhagem de patrimônios culturais conhecidos como a Fazenda de São Bernardino em Tinguá e a Casa do Embaixador de São João de Meriti, foram alguns temas que perpassaram a palestra.






  (participantes da palestra)



O PET agradece ao palestrante por ter aceito o nosso convite, a Casa dos Conselhos de Nilópolis por ter cedido o espaço para a realização deste evento. E aos participantes por terem enriquecido o debate com os emponderamentos sobre a Baixada Fluminense.


Comentários