A Casa de Cultura de Belford Roxo no Bairro Novo Piam |
O Grupo PET/Conexões de Saberes em Produção Cultural, do IFRJ, Campus Nilópolis, promoveu na sexta-feira, 23 de agosto de 2013, o III Colóquio de Políticas Culturais da Baixada Fluminense, na Casa de
Cultura de Belford Roxo. Este ano, o tema escolhido para o debate foi as manifestações artísticas e culturais da Baixada, contando com a participação de pesquisadores, artistas, produtores e o público em geral. O intuito do evento foi debater e discutir a arte, as manifestações culturais e a produção cultural da Baixada Fluminense, visto que, nos diversos municípios desta região, há uma enormidade de manifestações, desde folias de reis, jongos, passando pelos diversos tipos de música, teatro, dança, e que muitas vezes permanecem invisíveis no cenário local, regional e nacional. Nesse sentido, refletir, pensar, discutir políticas culturais para essas manifestações é imprescindível para a valorização da mesma e para das identidades culturais da Baixada Fluminense.
Mesa de Abertura do Evento |
Na mesa de abertura, estiveram presentes: a Profa. Mônica Romitelli, Pró-reitora de graduação, do IFRJ, Dida Nascimento, Subsecretário de Cultura de Belford Roxo e Músico, e a petiana Annie Teixeira, representando a tutora do grupo, a Profa. Dra. Fernanda Delvalhas Piccolo. Na primeira mesa de debate estiveram presentes os Profs. Drs. Álvaro Neder e Tiago Monteiro, ambos do IFRJ, o Profº Dr. Otair Fernandes, da UFRRJ, a Profª Dra. Ana Lúcia Enne, da UFF, com a mediação do Profº Dr. João Guerreiro, do IFRJ. A segunda contou com as exposições de Fernando Tinguá, Presidente e Fundador da ONG União Brasil, Ras Bernardo, músico e ex- integrante da Banda Cidade Negra, Wagner Gonçalves, Carnavalesco da G.R.E.S Inocentes de Belford Roxo, Jandira Neto, a Representante da IAB (Instituto de Arqueologia Brasileira), com mediação de Beto Gaspari, cantor e compositor.
Na mesa de abertura, além das boas-vindas, foram discutidas questões como a importância da arte na vida das pessoas e as produções artísticas produzidas na cidade de Belford Roxo, como destacaram, em suas falas, a Profa. Mônica Romitelli e Dida Nascimento.
Na primeira mesa, intitulada “Produções acadêmicas acerca da arte e cultura”, foram apresentados projetos de pesquisas acadêmicos voltados para a região fluminense. O Prof. Dr. Álvaro Neder, apresentou resultados de sua pesquisa “Mapeamento musical da Baixada Fluminense” cujo objetivo é desenvolver uma pesquisa participativa sobre a produção musical neste cenário. O Prof. Dr. Tiago Monteiro apresentou sua pesquisa ”Cinema de Rua na Baixada”, que tem o intuito de mapear os antigos cinemas de rua da Baixada Fluminense, bem como analisar sua trajetória no decorrer do tempo e os filmes exibidos. A Profª Ana Lúcia Enne, abordou sua carreira de jornalista investigativa na Baixada, destacando alguns momentos marcantes em sua carreira, destacando ainda as formas de fazer cultura nesta região e a centralidade de alguns municípios sobre outros. O Profº Otair Fernandes apresentou resultados de seu projeto de pesquisa “O samba como afirmação da cultura afro-brasileira”, que busca compreender o espaço da manifestação
cultural na vida dos sujeito sociais.
A segunda mesa teve como temática as “Manifestações Artísticas e Culturais”. Fernando Tinguá fez uma contextualização histórica sobre a Reserva Florestal Biológica de Tinguá, que possui 26.000 equitares e estendese até a cidade de Miguel Pereira. Ras Bernardo apresentou seu projeto “Reggae para Todos”, que é uma ação empreendedora com vistas a promover o acesso da população local ao reggae. Wagner Gonçalves, nos narrou sobre o lugar do carnaval em sua vida, bem como suas dificuldades enfrentadas
como negro morador da periferia, do aprendizado na prática nos barracões. Jandira Neto apresentou o “Projeto Sócio-cultural Pesquisador Curumim”, que desenvolve desde 2003, junto com seus bolsistas, na IAB de Vila Santa Tereza/ Belford Roxo. Nele são desenvolvidas atividades de arqueologia nas áreas de pesquisa, resgate e monitoramento e um estudo de educação patrimonial e estudos em patrimônio imaterial em seis estados brasileiros: Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins. Os bolsistas do projeto estiveram presentes e relataram sua experiência no projeto.
O evento teve como atividade cultural duas exposições: uma fotográfica, sobre os patrimônios culturais e o cotidiano na Baixada Fluminense, realizados pelos alunos de Produção Cultural, do IFRJ, e outro sobre a Literatura de Cordel, de Sabrina Veloso e Andréa Motta.
Ao final do evento, ocorreu apresentação de capoeira, com a Associação Cultural Capoeira dos Palmares, e um sarau de poesias, com o grupo Pó de Poesias, formado por poetas da Baixada Fluminense, como Doris Barros e Márcio Rufino.
“Ontem passamos o dia, eu e Lia Ribeiro, no III Colóquio de Políticas
Culturais da Baixada Fluminense, que rolou na Casa de Cultura de Belford
Roxo. Parabéns aos alunos do Grupo PET Conexões de Saberes em Produção
Cultural, que organizaram o evento. Mandaram muito bem! Aliás, já tinha
ficado super bem impressionada, quando entrevistei o pessoal do PET há duas
semanas, com a incrível capacidade de trabalho e criatividade deles. Virei fã”.
(Profa. Dra. Ana Lucia Enne, UFF)
“ Quando eu poderia imaginar que teria a honra de conhecer
pessoas tão interessantes e dedicadas a dar visibilidade a arte
e cultura da Baixada Fluminense. Antes sinônimo de violência,
Belford Roxo pulsa com o amor e dedicação de seus filhos. Parabéns
Petianos, Parabéns professora Fernanda Piccolo, subsecretario
da cultura, Dida Nascimento, e todos professores e demais
colaboradores do Grupo Pet Conexões de Saberes
Produção Cultural do IFRJ”.
(Profa. Mônica Romitelli, Prograd/IFRJ)
FOTOS DO EVENTO:
O evento foi apresentado pelo Petiano Alessandro Almado |
Mesa de Abertura Com Dida Nascimento, Prof. Drª Monica Romitelli e Annie Wallker |
O Músico e Sub-secretário de Cultura de Belford Roxo, Dida Nascimento, esteve presente na mesa de abertura do evento. |
A Prof.ª Drª Mônica Romitelli esteve representando a Pro-reitoria de Gradução do IFRJ |
A Petiana Annie Wallker representando a Prof.ª Fernanda Delvalhas Piccolo que estava de licença médica |
A Tutora do Grupo Pet/Conexões de Saberes em Produção Cultural, Fernanda Delvalhas Piccolo, esteve presente em vídeo onde falou um pouco sobre a trajetória do PET e do Colóquio |
Mesa "Produções acadêmicas acerca da arte e cultura" mediada pelo Prof.° Dr. João Guerreiro |
Integrantes da Mesa
Prof.ª Dr.ª Ana Enne |
Prof. Dr. Otair Fernandes |
Prof. Dr. Álvaro Neder |
Prof. Dr. Tiago Monteiro |
Mais fotos da primeira mesa:
Mesa "Manifestações Artísticas e Culturais" com mediação de Beto Gaspar |
Integrantes da Mesa:
Beto Gaspari |
Ras Bernardo |
Jandira Neto representando o IAB |
Fernando Tinguá |
Wagner Gonçalves |
Comentários
Postar um comentário