Dia da Literatura Brasileira

 



Você conhecia o dia da literatura brasileira? Sabe qual sua origem?

Nesse Mural PET de maio, abordamos essa data comemorativa e explicamos um pouco sobre! E você ainda pode conferir algumas indicações 👀

No dia 1° de maio, é comemorado o dia da literatura brasileira. A data é escolhida por conta do aniversário de José de Alencar, escritor brasileiro do século XIX que escreveu obras como: Iracema, O Guarani e Senhora.

Então, para celebrar a literatura nacional, confira algumas indicações:

- A morte e a morte de Quincas Berro D'água: Publicada em 1959, é uma novela escrita por Jorge Amado. Com uma narrativa envolvente e cômica, a obra conta a história das várias mortes de Joaquim Soares da Cunha, ou Quincas Berro D’água, cidadão que abandona a família e se junta à malandragem da cidade.

- A mão e a luva: segundo romance de Machado de Assis, foi publicado em 1874 em folhetins. Por meio da história de Guiomar, uma jovem que possui três pretendentes, o livro mostra conflitos relacionados ao amor e aos interesses que regiam a realização de um casamento na época.

- Olhos d'água: Publicada em 2014, é uma obra de Conceição Evaristo, autora conhecida por sua escrevivência. Olhos d’água é uma coletânea de contos que retratam a pobreza, a violência e as desigualdades enfrentadas pela população afro-brasileira, com foco nas narrativas femininas.

- Quinze dias: Livro de Vitor Martins publicado em 2017, Quinze dias tem como protagonista o personagem Felipe, que é obrigado a sair de sua zona de conforto quando seu vizinho, Caio - que por sinal é sua paixão de infância - hospeda-se em sua casa durante 15 dias. Com essa convivência, Felipe precisará lidar com suas inseguranças e sentimentos.


Para ver o Mural do mês completo, acesse: 

Comentários