Roda + Sarau: Culturas Populares

  



No dia 9 de dezembro de 2021, o Grupo PET/Conexões de Saberes em Produção Cultural do IFRJ Campus Nilópolis realizou o Roda + Sarau: Culturas Populares. O evento possuiu em seu primeiro momento uma roda de conversa para discussão acerca das culturas populares na Baixada Fluminense. Ainda, após a roda de conversa, ocorreu um sarau com apresentações artísticas/culturais. O evento foi transmitido via Youtube, e está disponível no canal PET ProCult.


A roda de conversa foi um momento de debate sobre as culturas populares, suas manifestações, produção cultural, políticas culturais e visibilidade na Baixada Fluminense. Com mediação de Tabita, que faz parte do Grupo PET, contou com a presença de Vera Santana e Heraldo HB. Infelizmente, Ricardo Moreno, um dos convidados, não pode comparecer no dia.



Vera Santana é servidora de Nova Iguaçu e moradora da Baixada Fluminense, e atua nas ações sócio culturais do Axé Alakoro em Bongaba, Magé. Ainda, é rainha do Maracatu Baque da Mata em Nova Iguaçu e cursa Mestrado em Cultura e Territorialidades na UFF. 




Já Heraldo HB é animador cultural, escritor, realizador audiovisual e educador popular. Atua com Produção Audiovisual através do Cineclube Mate Com Angu e é editor do site Lurdinha.org. Além disso, é integrante do Gomeia Galpão Criativo e do Ponto de Cultura Lira de Ouro.



Foi uma conversa extremamente enriquecedora para a compreensão das culturas populares na região, bem como a importância da sua visibilidade e resistência.


No Sarau, sendo esse o segundo momento do evento, ocorreram apresentações artísticas e culturais da Banda Camaleões de Cristal, Camila e Alice e Tabita Cristine.


A Banda Camaleões de Cristal foi formada em 2017 por estudantes universitários na cidade de Campos dos Goytacazes. A mesma busca, em seu trabalho autoral, exaltar sonoridades brasileiras. 


Alice e Camila cursam Produção Cultural no IFRJ e expressam o seu amor pela arte com suas produções de lettering, ilustração e cordel.



Tabita Cristine mora na Baixada Fluminense e é estudante de produção cultural no IFRJ. É artista independente, e procura espalhar mensagens de conscientização social e amor através de suas intervenções artísticas.



Com incríveis convidados, discussões e apresentações artísticas/culturais, o Roda + Sarau foi um espaço de troca importante para a compreensão das culturas populares na Baixada Fluminense nos dias atuais, e um incentivo para os fazedores de cultura continuarem lutando por seus espaços.


Não conseguiu assistir ao vivo e quer conferir como foi esse evento? Passa lá no canal PET ProCult no Youtube!


Comentários