FELITE: Festival Literatura em Tela



Em agosto de 2021, foi realizado o primeiro festival do Grupo PET/Conexões de Saberes. O Festival consistiu em um Festival Audiovisual que reuniu curtas-metragens com roteiros inspirados na Literatura. A curadoria foi feita pela produtora cultural Luciana Vilela Pinto e do professor e pesquisador da área audiovisual Tiago José Lemos Monteiro. 


A criação do FELITE (Festival Literatura em Tela) foi baseado em preencher uma lacuna, em propor algo que não era feito ainda na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, ao fazer uma ponte entre a literatura e o audiovisual em um Festival exclusivamente direcionado a isto. Essa ponte permite a criação de um pensamento mais profundo e crítico para ambas as áreas, uma criação de um conhecimento mais integrado. Além disso, há o incentivo de criação em tornos de ambas as áreas permitindo que produtores e escritores divulguem seus trabalhos e criem uma rede de contatos e possibilidades entre si, e para com o público a partir da exibição de seus curtas.


As atividades do Festival foram:


A 1ª sessão ocorreu no dia 21 de agosto às 17:00 pelo canal do YouTube PetProCult, a exibição foi apresentada pelo petiano Emipê, foram exibidas as seguintes obras audiovisuais: 


-"MODUCA: Um Olhar Pelas Janelas da Baixada" que é um documentário que propõe contar a história do  poeta e escritor iguaçuano Moduan Matus, a partir de suas janelas poéticas sobre a cidade."

-"A última Morada de João Simões Lopes Neto", João Simões Lopes Neto foi um comerciante pelotense, Capitão da Guarda Nacional, teatrólogo, poeta e escritor. Suas obras são consideradas como sendo das mais importantes para o registro das tradições e culturas do Rio Grande do Sul."



A 2ª sessão ocorreu no dia 22 de agosto às 17:00 pelo canal do YouTube PetProCult, a exibição foi apresentada pelo petiano Emipê, as seguintes obras audiovisuais foram exibidas:


-"Castro Alves leituras e visões" no qual a lector Thiffany Carvalho interpreta poema de Castro Alves onde o condoreiro desabafa sua ira sobre o assunto escravidão."

-"Felicidade" é uma obra que expressa como às vezes a depressão pode vir acompanhada de um sorriso e acordar é a tarefa mais difícil do dia. Após uma crise, Alexandre percorre toda sua rotina, enquanto se esforça, em silêncio, para romper com a sensação de letargia."

-"Fragmentos do Cotidiano" é uma obra que apresenta um olhar poético sobre o dia a dia durante a quarentena. O curta foi produzido em casa, com filmagens de celular. O texto narrado, intitulado "Um olhar sobre o cotidiano", de autoria de Thais Andressa, foi inspiração para a produção das cenas."

-"A Barca" é uma obra que conta a história de duas mulheres solitárias que dialogam numa barca que desliza sobre as águas de uma lagoa escura e gelada no Natal. Um acontecimento inesperado deixará sua marca no término dessa travessia.



E a 3ª e última sessão ocorreu no dia 28 de agosto às 17:00 pelo canal do YouTube PetProCult, a exibição contou com as seguintes obras audiovisuais e foi apresentada pela petiana Lívia Winter:


-"Pelotas Caridosas", o poeta pelotense Francisco Lobo da Costa (1853/1888), era deus e o diabo na cidade de Pelotas/RS. Um poeta que muitos aceitavam suas palavras articuladas numa sofisticada composição. Um Francisco esquecido. Um Lobo da Costa eternizado no patrimônio artístico e cultural Pelotense. O filme é um breve apanhado dos últimos momentos de Francisco Lobo da Costa, com uma narrativa poética não-realista de sua glória e desterro."

-"Cabelos arrepiados", em Cabelos Arrepiados cinco crianças insones tiveram seus sonhos roubados. Insones, enfrentam os perigos gerados pelos maus pensamentos e pelos sonhos ruins ao mesmo tempo que refletem sobre valores importantes como a amizade e união entre irmãos, o diálogo com os pais, hábitos de higiene pessoal e os perigos da destruição do meio ambiente e do consumismo."


O encerramento do evento ocorreu no dia 29 de agosto com a Live Debate: “Pos Trás dos Curtas: Um debate com representantes”, às 17:00 pelo canal do YouTube PetProCult, a live foi mediada pela petiana Lívia Winter, e os convidados foram:


-Coelho de Moraes - Diretor e Editor de "Castro Alves - Leituras e Visões"

-Nilton Resende - Roteirista e Diretor de "A barca"

-Vagner Vargas - Ator de "A última morada de João Simões Lopes Neto"


Comentários