Apesar de ser mais usado para se referir ao Rap, Hip-Hop é uma cultura e um movimento artístico que, além de gênero musical, trata de outros 3 elementos chave: DJ, break dance e grafite.
No mural deste mês, contamos brevemente como surgiu o Hip Hop e como se desenvolveu em um estilo cultural, artístico e estético de comunidades negras, se espalhando pelos subúrbios do mundo todo até influenciar moda, linguagem e política.
"percebe-se que o fato de o Hip-Hop ter integrantes no mundo todo não se dá apenas por causa das semelhanças juvenis, mas justamente ao contrário, pelas diferenças e pela possibilidade de agregar mais elementos da sua própria cultura local.” SANTOS, Maria Aparecida Costa dos. O universo Hip-Hop e a fúria dos elementos. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2017.
Nas recomendações, a série The Get Down, da Netflix, e a série de quadrinhos Hip Hop Genealogia, no Brasil pela editora Veneta, que serviu de inspiração para o audiovisual. Ambos dramatizam o surgimento do Hip Hop entre jovens negros do Bronx de 1970, e ajudam a entender os contextos políticos, econômicos e culturais que deram origem ao movimento.
Para ver o Mural do mês completo, acesse:
Comentários
Postar um comentário