1º Circuito LBGTQI+: A Reconstrução do Corpo Através do Cinema





O 1° Circuito LGBTQI+: A Reconstrução do Corpo Através do Cinema, nasce de uma parceria do Grupo PET/Conexões de Saberes em Produção Cultural e NUGED (Núcleo de Gênero e Diversidade). Com o tema "A reconstrução do corpo através do cinema" os grupos se reúnem em uma tentativa de explorar a vivência LGBTQI+ através das representações cinematográficas que servem de canal e ferramenta para a reconstrução da iconografia e autoimagem da comunidade Queer. Foram 3 semanas com programações recheadas de interação e integração entre docentes, discentes,artistas e a comunidade local.

Na primeira semana, no dia 22 de agosto, foram exibidos no auditório 3 filmes: Meu Corpo é Político às 9hrs, Hoje eu Quero Voltar Sozinho às 14hrs e Tatuagem às 18hrs. Os filmes foram exibidos em 3 sessões diferentes com intuito de contemplar todos os turnos e cursos que existem no IFRJ - Campus Nilópolis.

Na segunda semana, no dia 28 de agosto, foi promovido pelo grupo PET/Conexões de Saberes em Produção Cultural uma “Gaymada”, uma versão LGBTQI+ do tradicional “queimado”. Essa atividade ocorreu às 14hrs na quadra poliesportiva do IFRJ - Campus Nilópolis. Ocorreram 4 partidas, formadas por grupos diferentes promovendo uma integração entre os discentes de diferentes cursos.

Na terceira semana, no dia 5 de setembro, ocorreu uma roda de conversa com o tema do circuito: “A reconstrução do corpo através do cinema”. A roda de conversa começou às 13hrs no pátio do Campus Nilópolis, com a mediação do docente Jorge Caê. Para compor essa discussão estiveram presentes os discentes do curso de Produção Cultural, foram eles: Wallace Rocha, Renan Collier e Ralph Campos. Foram abordados, respectivamente, o Dialogay e o curta Transbaixada. Durante a conversa, debateu-se assuntos como: a construção de estereótipos promovidos pelo cinema, lugar de fala e atividades de um produtor cultural no campo do audiovisual e da produção executiva. A partir de uma ficha de avaliação, podemos identificar que mais da metade dos presentes são mulheres, variando entre as idade de 20 a 43 anos.



Comentários