REDE BAIXADA EM CENA realiza debate sobre Políticas Culturais

No dia 28 de setembro de 2018, o grupo Pet/Conexões e Saberes em Produção Cultural esteve presente no debate “Políticas Culturais para o Estado do Rio de Janeiro” organizado pela Rede Baixada em Cena. O evento aconteceu no Teatro Sylvio Monteiro na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, com o início às 18h30 e o término às 21h e com a participação de aproximadamente 40 pessoas.

Iniciando a roda de debate, os participantes da Rede Baixada em Cena explicaram o que é essa rede e como ela se articula. O objetivo da discussão foi falar sobre desafios comuns no setor da cultura diante do cenário político atual, o qual sofre um grande retrocesso e assim pensar em formas de fortalecimento desse setor de políticas públicas para a cultura. A partir disso, foi falado sobre a importância da cultura como base para um desenvolvimento social e econômico para o país.

Algo bastante citado nesse ambiente foi como normalmente ocorre o trajeto desse tipo de debate, os quais as pessoas ou grupos da baixada ou outras periferias se deslocam para o centro, onde acontecem os eventos com esses temas e características. Nesse caso, o trajeto foi o inverso, considerando o local e organização realizados em Nova Iguaçu.

As Instituições/Grupos convidados foram: RBTR – Rede Brasileira de Teatro de Rua, CBTIJ/ASSITEJ Brasil, Movimento Negro Unificado Brasil – MNU, EncontrArte Teatro, Ponto Cine, Circo Crescer e Viver, Reflete, CEPC – Conselho Estadual de Política Cultural, MATER – Movimento de Artistas de Teatro do Rio, entre outras pessoas ligadas a cultura. Com esses diversos grupos, foi possível fazer um debate enriquecido de visões e opiniões diferentes, as quais poderiam se desenvolver de forma positiva no meio cultural.

Este evento foi a primeira etapa da Rede Baixada em Cena para obter um diálogo mais contínuo entre as pessoas, movimento e redes sobre políticas públicas voltadas para a área da cultura. Um espaço de trocas que poderá crescer mais com o passar do tempo e colocando as pautas em ação.
crescer mais com o passar do tempo e colocando as pautas em ação.

Por: Stephanie Leite

Comentários