InterPET

No dia 06 de agosto de 2018, foi realizado o InterPet IFRJ. Este evento visa a integração dos PETs do IFRJ. Esta edição foi sediada pelo PET/Conexões de Saberes em Produção Cultural, e teve a participação do PETNANO de Caxias e do PET Sexualidade de Realengo.
O evento aconteceu na parte da tarde e teve como principal tema “A cultura para além do senso comum” com o objetivo de desenvolver a interação entre os PETs, trocar conhecimentos e debater sobre o assunto em um ambiente mais descontraído e junino.
De início, a tutora Fernanda Delvalhas Piccolo recepcionou os convidados e tratou de outros assuntos pendentes de outros eventos, e então separou todos presentes em cinco grupos, de forma que em todos os grupos tivessem componentes de cada pet misturados. Cada grupo ficou junto em um canto da sala para dar início a dinâmica.
Tendo dois petianes de Produção Cultural na composição de cada grupo, um mostrava imagens que representavam a palavra cultura de alguma forma (comida, manifestações artísticas, esportes, ciência, saúde, modelo de família, religião, maneira de se vestir, entre outras), com total de 12 imagens e outro começava os questionamentos, incitando um debate. Foram colocadas em mesa perguntas como “qual/quais dessas imagens é/são cultura”, “por que”, “como acontece” e outras dependendo das respostas dos participantes.
Logo depois, foi feito um sorteio onde em cada papel estava escrito um conceito básico da produção cultural (cultura, arte, relativismo, etnocentrismo e identidade), cada indivíduo pegou um e tinha que relacionar o conceito às imagens apresentadas, gerando mais debates.
Passando-se alguns minutos, outro sorteio foi feito, porém dessa vez foi um conceito para cada grupo e esse mesmo deveria chegar a uma definição do que é o conceito sorteado. Cada grupo apresentava esse conceito a partir da discussão para o restante da sala e em seguida dois petianes de produção cultural explicavam mais profundamente.
Feitas as apresentações, chegou a última parte da dinâmica: Onde os grupos criaram e produziram de forma criativa algo que representasse a dinâmica, integrando com o que estudam, trabalham ou situações do dia a dia. Foram trabalhos diferentes e interessantes, colagens, performances, desenhos e até receita de bolo.
Encerrando-se a dinâmica, os PETs se juntaram em uma quadrilha junina e o InterPET foi finalizado com comidas típicas de festa junina.
Foi um ambiente agradável e de muito aprendizado, todos contribuíram para a construção de um novo olhar sobre o que é considerado cultura.









Por: Stephanie Leite

Comentários