Integrantes do grupo PET participam da III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Nilópolis-RJ
Os petianos Sidnei Gama e Claudia Pinho durante
o evento
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Conforme apontou a
superintendência municipal de promoção da igualdade racial, o município de
Nilópolis historicamente possui um engajamento sócio cultural no que tange a
promoção da cultura afro-brasileira, está entre um dos quatro municípios do
Estado do Rio de Janeiro que possui um busto em homenagem a Zumbi dos Palmares,
além da adesão do dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, como feriado municipal. Em outubro 20013, o
município terá a realização de casamentos coletivos que pela primeira vez irá
abarcar as cerimônias de matriz africana, e também há expectativas da criação
do plano e do conselho municipal da Igualdade Racial. Porém os desafios tem
sido grande na trajetória de afirmação da cultura e direitos dos negros. Posicionamentos
preconceituosos de algumas matrizes religiosas, omissão governamental, e a
dificuldade (falta de vontade, segundo um dos delegados) de alguns professores
das redes de ensino em trazer para as salas de aulas estudos da história e da
cultura africana e afro-brasileira estão no centro dos enfrentamentos por uma
Nilópolis sem racismo e afirmativa.
Dois integrantes do grupo PET/Conexões de
Saberes em Produção
Cultural estiveram presentes ao evento na condição de
observadores, onde puderam desfrutar momentos de trocas de saberes. Na
participação em um dos GT’s intitulado Políticas
de Igualdade Racial no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro e no Município de
Nilópolis: avanços e desafios, os petianos puderam relatar as experiências
contributivas de graduandos nos âmbitos do IFRJ, como a demanda pela criação da
disciplina de cultura afro-brasileira no curso de Produção Cultural e a
realização de uma oficina cultural, tendo como tema a cozinha afro-brasileira.
E ainda contribuíram na formulação de propostas, a saber, a criação de edital
específico para produção cultural afro-brasileira, formação continuada de
professores, fomento a criação de materiais para professores e alunos, fomento às
visitas técnicas escolares aos locus das comunidades de terreiros, dos grupos
de capoeiras e reisados da cidade e a presença de negros nos conselhos
municipais e nas formulações de editais.
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